Eventos
Veja como será a FASE 4 do desafio ITA Challenge 2019
Saiba tudo que acontecerá nesta fase 4
Por Adam Henrique
Publicado: quinta, 08 de agosto de 2019
Eventos - Veja como será a FASE 4 do desafio ITA Challenge 2019
No período de 06/08/19 à 05/10/19 acontecerá a FASE 4 do desafio ITA Challenge 2019. Nesta etapa, o grande desafio será o aprimoramento do negócio. As startups selecionadas deverão realizar atividades para estruturar a análise de viabilidade econômica do negócio de seus projetos, abrangendo aspectos relacionados a segmentação de mercado, custos, precificação e receitas. Além disso, as equipes terão a chance de aprimorar tecnicamente os seus projetos.

O primeiro evento presencial obrigatório da Fase 4 é a Mentoria Técnica. Essa atividade acontecerá nas instalações do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos – SP no dia 10/08/2019. Nessa atividade, a participação de pelo menos 2 (dois) integrantes da equipe é obrigatória. Na oportunidade, as startups apresentarão os seus projetos a um time de especialistas que irão ajudá-las com os direcionamentos técnicos dos seus projetos.

O segundo evento presencial obrigatório da Fase 4 é a Mentoria de Negócios. Essa atividade também acontecerá nas instalações do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos – SP no dia 14/09/19. Nessa atividade, a participação de pelo menos 2 (dois) integrantes da equipe é obrigatória. Na oportunidade, as startups apresentarão os seus projetos a um time de especialistas que irão ajudá-las com direcionamentos de negócios para aprimorar os seus projetos.


Relacionado: Veja o resultado da FASE 3 do desafio ITA Challange.


Todas as informações referentes à horários, localização e programação do dia, serão enviados conforme a aproximação das datas.

Durante o mês de setembro, as startups que desejarem desenvolver protótipos físicos de suas soluções terão à disposição a infraestrutura do Laboratório Aberto – ITA. Entre os recursos disponibilizados estão impressoras 3D, máquina para impressão de circuitos, máquina de corte e gravação a laser, além de ferramentas e instrumentos diversos. A disponibilidade de equipamentos e recursos está condicionada às regras do Laboratório Aberto. Para maiores informações, as startups devem entrar em contato com a Comissão Organizadora do ITA Challenge.

Ainda, as startups aprovadas para a Fase 4, poderão convidar novos participantes para agregar ao time, respeitando o limite de 7 (sete) empreendedores por empresa e os critérios de participação do evento.

A data limite para a apresentação da reconfiguração dos empreendedores das equipes selecionadas para a Fase 4 será dia 03/09/19. Tal reconfiguração, caso ocorra, deverá ser comunicada à Comissão Organizadora do ITA Challenge por e-mail (itachallenge@ccm-ita.org.br)




Durante toda a Fase 4, tarefas relacionadas a viabilidade econômica do negócio serão lançadas periodicamente e suas entregas deverão ocorrer conforme as datas-limite indicadas na Figura 3.


A avaliação técnica será realizada por um Comitê Técnico a ser definido pelo CCMITA. O Comitê analisará o conjunto das tarefas entregues pelas startups com base nos seguintes critérios:
- Pontualidade das entregas: A equipe que entregar as tarefas em dia receberá a pontuação máxima referente a esse quesito. A não pontualidade da entrega implica na não pontuação de pontualidade da tarefa.
- Potencial da ideia: o Detalhamento dos aspectos de negócio: Avaliação de aspectos relacionados a segmentação de mercado, custos, precificação, receitas. 
- Evolução técnica: Avaliação do amadurecimento técnico da proposta. As equipes são incentivadas a desenvolver provas de conceito, simulações, modelos digitais, etc. que demonstrem a solução proposta.

A composição da nota da Fase 4 será realizada com base nos pesos apresentados abaixo:


Sendo:
NFASE 4: nota total referente à Fase 4, podendo variar de 0 a 100 pontos.

NPONTUALIDADE: nota referente à pontualidade das entregas, sendo:

- 0 pontos, se nenhuma das entregas for realizada até o prazo máximo;
- 10 pontos, se apenas uma das entregas for realizada até o prazo máximo;
- 20 pontos, se duas das entregas forem realizadas até o prazo máximo;
- 30 pontos, se todas as três entregas forem realizadas até o prazo máximo.

NPOTENCIAL: nota referente ao potencial da ideia, considerando a avaliação de todo o conjunto de tarefas, podendo variar de 0 a 70 pontos.
Por Adam Henrique
Publicado em: quinta, 08 de agosto de 2019
Junte-se aos empreendedores da região
Receba todas as notícias em primeira mão!
Tags Relacionados
Quem viu este artigo também viu ...
Patrocinadores & Apoio
Junte-se aos empreendedores da região
Receba todas as notícias em primeira mão!