Notícia
Startup de São José dos Campos está entre as 30 finalistas do Hackathon do Grupo CCR
No último final de semana, a startup Hi! Healthcare Intelligence participou de um hackathon organizado pelo Grupo CCR
Por Beatriz Bevilaqua
Publicado: quinta, 25 de junho de 2020
Notícia - Startup de São José dos Campos está entre as 30 finalistas do Hackathon do Grupo CCR
No último final de semana, a startup Hi! Healthcare Intelligence participou de um hackathon organizado pelo Grupo CCR. O objetivo central da maratona online foi estimular soluções que melhorassem o cotidiano dos caminhoneiros que trafegam nas estradas do país, a partir do tema Qualidade de vida e Saúde.

A Hi! é uma startup fundada em 2019 sediada no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Atualmente, é acelerada e incubada pelo Nexus Hub e atualmente desenvolve soluções de telessaúde em fisioterapia. Para o desafio do Grupo CCR adaptou seu produto com foco na demanda dos caminhoneiros. 
Ao todo, mais de de sete mil participantes de todo o país que participaram do evento com mais de 600 equipes. Em uma live realizada nesta quinta-feira, 18, a organização do hackthon divulgou os 30 finalistas do desafio. A premiação para os três primeiros colocados soma R$150 mil.


Como vai a saúde dos caminhoneiros?
Atualmente, são mais de dois milhões de caminhoneiros no Brasil (95% homens) com idade média de 40 anos, com jornada de trabalho é de 11 horas diárias. Com relação à saúde, 70% não pratica ou nunca praticou atividades físicas e 86% é obeso ou está acima do peso. 
Sobre os fatores de risco, como hipertensão, diabetes e tabagismo, 80% dos caminhoneiros apresenta pelo menos um dos fatores, que é a causa de morte de muitos caminhoneiros. 
Todos esses dados foram levantados a partir da Pesquisa de Perfil Caminhoneiros (CNT) 2019, da base de dados pesquisa Grupo CCR, do  Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e da base de dados de artigos científicos PubMed.


Desafio na prática 
Munidos dos dados acima, os integrantes da Hi! criaram um questionário online para validar a proposta de solução de telessaúde em fisioterapia. A pesquisa foi respondida por cerca de 150 caminhoneiros.
De acordo com o questionário, 67% responderam que faz sentido ter uma opção de tratamento de dores e comorbidades que seja acessível pelo celular e 65% afirmaram ter estrutura suficiente para realizar um programa de exercícios a distância. Já 84% deles acreditam que um programa de orientações a distância podem ajudar a adotar melhores hábitos de vida.
Outro fator importante é que 85% deles dariam mais valor a empresa que trabalham se investissem em programa de tratamento à distância. “Para nós, que trabalhamos dirigindo, recebendo e retirando carga também, seria de grande valor ter uma orientação adequada e correta para se trabalhar, de posicionar o banco. Passamos mais de 12 horas dirigindo e se tivesse um programa desses, seja via whatsapp ou outra maneira tecnológica, nos ajudaria muito”, afirma o caminhoneiro Alberto Mendonça, de Salvador, Bahia. 

A solução
A solução proposta pela Hi! no desafio foi simples. Por meio do Whatsapp, o caminhoneiro pode iniciar a jornada e acessar o canal de atendimento para queixas de dores ou problemas crônicos. Em seguida, o caminhoneiro preenche um formulário clínico de triagem, que contém um algoritmo que faz a análise preditiva de risco de problemas crônicos e já fornece as primeiras orientações de maneira automática. 

A próxima etapa é uma chamada em vídeo com o Fisioterapeuta para levantamento de dados clínicos complementares. A partir dessa coleta o algoritmo auxiliar o fisioterapeuta que gera a orientação e prescrição de terapêuticas para cada paciente.

De acordo com Felipe Fagundes, CEO da Hi!, estratégias focadas na atenção primária ou no primeiro contato do caminhoneiro são fundamentais, pois permitem dar acolhimento e atenção adequada evitando possíveis complicações, pioras, afastamentos e gastos desnecessários com o tratamento. “Estamos falando de tratamento certo, na hora certa, na quantidade certa e por meio de um sistema acessível. Assim, com a ajuda da tecnologia, podemos dar a real atenção aos caminhoneiros que rodam pelas nossas estradas”

O resultado final com os três vencedores será divulgado na terça-feira, dia 30 de junho.

Mayra Salles
Assessora de imprensa 
(12) 99742-0262






Veja mais notícias da mesma categoria: Notícia

Por Beatriz Bevilaqua
Publicado em: quinta, 25 de junho de 2020
Junte-se aos empreendedores da região
Receba todas as notícias em primeira mão!
tags relacionadas
Nenhuma tag
quem viu este artigo também viu ...
apoiadores

Junte-se aos empreendedores da região
Receba todas as notícias em primeira mão!