Notícia
Programa oferece FORMAÇÃO GRATUITA EM PROGRAMAÇÃO E TI para suprir vagas abertas na região
Com mais de 2400 alunos inscritos, programa Novo Futuro contribui para geração de empregos e fortalecimento da comunidade de inovação no Vale do Paraíba.
Por Beatriz Bevilaqua
Publicado: sábado, 05 de setembro de 2020
Notícia - Programa oferece FORMAÇÃO GRATUITA EM PROGRAMAÇÃO E TI para suprir vagas abertas na região
Crédito imagem: Divulgação

Mesmo em tempos de Covid19, muitas empresas da região do vale estão com vagas abertas em áreas de TI e programação, porém não conseguem preenchê-las pela falta de profissionais qualificados. Segundo pesquisa recente da McKinsey, até 2030 o Brasil poderá ter gargalo de um milhão de profissionais em TI. Objetivo do Programa Novo Futuro Tech é contribuir para suprir esta demanda com a geração de emprego e renda. Para acessar o programa, basta acessar o site www.novofuturo.online, selecionar o curso desejado e iniciar os estudos.

O Programa Novo Futuro Tech propõe a capacitação de novos profissionais para atuação na área de TI por meio de CURSOS ONLINE E GRATUITOS e aproximação com o mercado de trabalho do Vale do Paraíba. O objetivo é estimular o aprendizado direcionado para resolução de problemas reais de empresas da região. Além de alunos de 3? ano do Ensino Médio, estudantes universitários, profissionais autônomos e empreendedores também podem participar. 

A plataforma de cursos online selecionada foi validada por profissionais e empresários de TI e oferece cursos rápidos gratuitos sobre as linguagens de programação mais buscadas pelo mercado. Não é preciso conhecimento prévio e todos os cursos oferecem certificado. "Todos os cursos são formatados para facilitar o aprendizado e a empregabilidade por oferecer apenas temas que despertam grande interesse do mercado", afirma Iglá, fundador da plataforma de cursos online Digital Innovation One. 

Todos os alunos terão apoio da comunidade de Startups de Taubaté, onde poderão tirar dúvidas e, no futuro, até se tornar um mentor e auxiliar novos interessados. “O objetivo é oferecer suporte aos alunos tirando dúvidas e orientando sobre questões técnicas para que o aprendizado seja mais eficiente. Os alunos que se destacarem poderão se tornar mentores de futuros alunos e fazer parte da comunidade de apoio também”, afirma Maik, coordenador da comunidade de programadores. 

Após o período de aprendizado inicial, o aluno poderá receber a oportunidade de realizar um período de teste “pré-estágio” em empresas da região que estão com vagas abertas e dispostas a contribuir com a formação de novos profissionais na área. O objetivo é desenvolver o aluno para resolução de problemas reais de empresas do mercado. “Muitas empresas da região continuam contratando e estão dispostas a apoiar a formação de novos profissionais na área de TI. Com isso, os alunos poderão ter suporte direto das empresas para orientação de seus aprendizados e áreas de conhecimento”, afirma Wilson Toledo, representante de grupos de empresários de TI.

A geração de emprego e renda é um dos principais objetivos do programa que busca também o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Vale do Paraíba, além de oferecer soluções para a superação dos desafios impostos pelo Covid19. “Como presidente da comissão de ciência e Tecnologia, o nosso objetivo é contribuir para a qualificação de profissionais para preencher as vagas abertas nas empresas de TI. Além disso, acredito que o Vale do Paraíba pode se tornar um Importnate polo de atração as muitas empresas de tecnologia que buscam ter unidades em cidades com qualidade de vida, legislação atrativa e grande oferta de profissionais qualificado", afirma Sérgio Victor, Deputado Estadual SP e idealizador do Programa Novo Futuro Tech.



Veja mais notícias da mesma categoria: Notícia

Por Beatriz Bevilaqua
Publicado em: sábado, 05 de setembro de 2020
Junte-se aos empreendedores da região
Receba todas as notícias em primeira mão!
tags relacionadas
Nenhuma tag
quem viu este artigo também viu ...
apoiadores

Junte-se aos empreendedores da região
Receba todas as notícias em primeira mão!