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Exclusiva: Startup joseense cresce em meio a pandemia que acelera a transformação digital
Em 1 mês a empresa saiu de 3 clientes com um MVP validado para uma solução com mais de 20 clientes e um produto consolidado
Por Beatriz Bevilaqua
Publicado: sexta, 10 de julho de 2020
Startando - Exclusiva: Startup joseense cresce em meio a pandemia que acelera a transformação digital
A Startup Emanda surgiu de um problema que Iuri Moura enfrentava no dia-a-dia como gerente de uma loja virtual. Durante 6 anos ele ficou à frente de um ecommerce de calçados e sempre via que o processo e gestão das campanhas levava muito tempo para o pouco resultado que gerava.


Foi vendo esse cenário durante anos e testando várias plataformas do mercado que se diziam ter “automação de marketing” que ele descobriu que o problema real não era em automatizar gatilhos de envios, mas sim de criar as campanhas. E foi com essa ideia de solucionar o problema do cliente que nasceu a Emanda.

“Nossa inteligência depois de conectar na loja do cliente identifica padrões de compra e monta um e-mail com o gosto de cada cliente sem que a Loja que contratou precise programar ou criar nada”, explicou Iuri Moura, fundador da Emanda.

Confira abaixo a entrevista exclusiva que fizemos com o fundador:

Beatriz: De que maneira o contexto atual ajudou a expandir a empresa?

Iuri: A pandemia fez com que lojas físicas se reinventassem e começassem a atender os clientes On-line, muitas lojas que já tinham um e-commerce, mas não davam devida atenção a ele, viram aquele canal se tornar a principal fonte de renda da loja e com isso outros desafios surgiram. Como se comunicar com o cliente agora que a minha loja está fechada?

A gente tinha acabado de validar o nosso MVP e tinha apenas 3 clientes ativos na ferramenta, quando conseguimos fechar a nossa primeira parceria com plataforma de loja virtual a Mercado Shops (plataforma de lojas virtuais do Mercado Livre). Essa parceria, que foi feita por intermédio dos representantes do mercado shops, fez com que a gente saltasse de 3 para 20 clientes ativos na ferramenta em apenas 1 dia.

Beatriz: Poderia abrir mais números e parcerias nesse período? 

Iuri: Depois da parceria com Mercado Shops, começamos a atender lojistas da Loja Integrada, outra plataforma, e uma dessas lojas foi a 123 Comprou. A 123 Comprou nos procurou precisando de uma solução para melhorar as taxas de aprovação de boleto e se tornaram um cliente muito especial pra gente, foi atendendo eles que evoluímos o desenvolvimento de mais três campanhas que mais tarde se tornariam parte do pacote de vendas da Emanda, são elas: Recuperação de Boleto, Aniversariante do Dia e Recuperação de Vendas.

Hoje, ainda na pandemia, a Emanda tem parceria com Agências Digitais, integra com as plataformas Loja Integrada, MercadoShops, TrayCommerce, VTex e Loja Integrada e está negociando parceria com todas as plataformas para começar a divulgar a solução dentro da loja de aplicativos e com isso saltar o número de clientes. Em 1 mês a gente saiu de 3 clientes com um MVP validado para um solução com mais de 20 clientes e um produto consolidado o que permitirá um crescimento ainda maior no segundo semestre.

Beatriz: Qual o maior desafio nesse atual cenário e de que maneiravocê vê o mercado especificamente no seu nicho?

Iuri: Convencer os clientes de que vale a pena investir na Emanda. Não é um momento fácil pra ninguém, mesmo nosso valor mensal sendo baixo ainda temos resistência por muitas pessoas não acreditarem que E-mail Marketing funciona. Nossa solução é fornecer testes grátis na ferramenta que está ajudando a converter muitos clientes, vendo as coisas funcionando eles resolvem contratar e se tornam parceiros reais.

Beatriz: Alguma dica para as empresas que estão a beira da falência?

Iuri: Avaliar os motivos da situação que se encontra e se o motivo for externo, coisa que não consegue resolver, tentar mudar a ideia ou o modelo de negócio para escapar dessa situação. Exemplo atual são as lojas que não atendia online e durante a pandemia aprenderam a usar whatsapp como canal de vendas.

Beatriz: Quais são os planos daqui pra frente e como você vê a sua startup no pós pandemia?

Iuri: O plano é evoluir ainda mais os serviços da Emanda sempre buscando melhorar os resultados dos clientes. Já temos teste de envio de SMS e de mensagens via WhatsApp acontecendo além de muitas inovações para melhorar a experiência do cliente na Emanda.
A gente vê a Emanda saindo desse momento de pandemia como uma solução que ajudou algumas empresas a manterem suas vendas e é esse sentimento que queremos ter daqui pra frente, ser uma solução doproblema e não uma ferramenta que pode ajudar a resolver.

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