Notícia
Estudo do INPE orienta estratégias de controle e contenção da COVID-19 para municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte
...
Por Da Redação
Publicado: segunda, 18 de maio de 2020
Notícia - Estudo do INPE orienta estratégias de controle e contenção da COVID-19 para municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Crédito imagem: Foto: Professor Miguel Monteiro / Divulgação LISS OBT INPE
O INPE publicou nota contendo um estudo e recomendações sobre a situação da COVID-19 na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

São informados na nota os desafios para o enfrentamento da COVID-19 na região a partir de análise integrada da conectividade regional, da vulnerabilidade dos Municípios Metropolitanos à pandemia e do Modelo Epidemiológico de espalhamento da COVID-19 na Região Metropolitana.

O pesquisador do INPE, Miguel Monteiro, afirma que "conhecendo a mobilidade regional podemos entender as possibilidades de espalhamento da epidemia no espaço metropolitano e o papel de cada município na rede regional, em função de seu grau de conectividade."

Entre outras recomendações o estudo indica a necessidade de instalar um Comitê Técnico-Científico independente, formado por profissionais de notório saber no campo da saúde pública e do planejamento territorial para o enfrentamento da COVID-19 a fim de orientar estratégias cooperativas entre os Municípios no espaço regional.

A nota destaca 4 municípios: Areias, que apresenta condição de vulnerabilidade mais alta quando comparada aos outros 38 municípios da região. Ubatuba e São Luiz do Paraitinga, que apresentam condição de vulnerabilidade intermediária. Taubaté, que apresenta condição de vulnerabilidade mais baixa, mas entretanto é altamente conectada com municípios que apresentam epidemia instalada e com quantidades já significativas de casos e óbitos confirmados, como São José dos Campos, São Paulo e Campinas.

Mais maiores informações, acesse o link.

Curtiu?

Fonte: INPE

Veja mais notícias da mesma categoria: Notícia

Por Da Redação
Publicado em: segunda, 18 de maio de 2020
Junte-se aos empreendedores da região
Receba todas as notícias em primeira mão!
tags relacionadas
Nenhuma tag
quem viu este artigo também viu ...
apoiadores

Junte-se aos empreendedores da região
Receba todas as notícias em primeira mão!