Notícia
Embraer testa aeronave com tecnologia de carro autônomo
Em parceria com a UFES, realizam teste de aeronave autônoma que percorre pista de aeroporto sem interferência humana.
Por Anna Paulla
Publicado: quarta, 09 de outubro de 2019
Notícia - Embraer testa aeronave com tecnologia de carro autônomo
A Embraer em parceria com a UFES, realizou o primeiro teste de uma aeronave autônoma no Brasil. O Jato - Legacy 500, consegue realizar sozinho a operação de taxiamento, em que percorre a pista de um aeroporto sem interferência humana.
 
Este projeto tem parceria da UFES - Universidade Federal do Espírito Santo, que já desenvolve pesquisas sobre carros autônomos há 10 anos. O teste foi feito na última semana de Agosto em Gavião Peixoto, em uma das unidades da Embraer.

Funcionamento:

O sistema autônomo, construído por pesquisadores da Embraer e da UFES, conta com sensores a laser, GPS, câmeras e inteligência Artificial, que guiam a aeronave pela pista de decolagem sem a ajuda de um humano.

Antes do teste real em solo, foram realizadas diversas simulações no sistema. Durante a experimentação real, pilotos ficaram na cabine de comando para uma possível interferência, caso fosse necessário.

Em anúncio realizado pelo vice-presidente executivo de Engenharia e Tecnologia da Embraer, Daniel Moczydlower, ele afirma: “Nossa estratégia de desenvolvimento tecnológico em sistemas autônomos busca posicionar o país na vanguarda dos processos de inteligência artificial em diversas aplicações”.

Para ver o vídeo do teste, acesse o link.

Curtiu?


Por Anna Paulla
Publicado em: quarta, 09 de outubro de 2019
Junte-se aos empreendedores da região
Receba todas as notícias em primeira mão!
Tags Relacionados
Nenhuma tag
Quem viu este artigo também viu ...
Patrocinadores & Apoio
Junte-se aos empreendedores da região
Receba todas as notícias em primeira mão!