Startando
Churn Rate: o que é?
Entenda o que é e como calcular.
Por Anna Paulla
Publicado: quinta, 19 de dezembro de 2019
Startando - Churn Rate: o que é?
Olá Leitor, =)

Continuando com a nossa série de artigos semanais sobre os termos utilizados no ecossistema de startups, hoje vamos falar sobre Churn rate.

Churn rate é uma métrica utilizada para calcular o índice de saída de clientes de um serviço/produto versus o índice de entrada do cliente. Ele também pode ser conhecido como índice de cancelamento, índice de abandono ou índice de desistência.

O churn, é uma métrica que indica o número de clientes que realizam o cancelamento num determinado período; logo para calcular o churn é necessário somar o número de clientes que cancelou seu produto ou serviço no período analisado. Assim para que a empresa possa fazer a expansão da sua base de clientes, é necessário que o número de novos clientes exceda o seu churn rate - os clientes cancelados.

Como Calcular:

O cálculo é simples: basta saber a base atual de clientes e o número de cancelamento do mês. Tendo esses dados em mãos, é só dividir a quantidade de cancelamentos pela quantidades de clientes. Portanto, se o número final de clientes no fim do mês é de 2000 e a quantidade de cancelamentos, é por exemplo, de 100 logo temos:

Cálculo: 100 cancelamentos / 2000 clientes atuais = 0,05% * 100 = 5%

Assim, O Churn Rate da empresa é de 5%.

Curtiu?

Fique ligado nas nossas redes sociais pra acompanhar nossas atualizações e até semana que vem. =)


Veja mais notícias da mesma categoria: Startando

Por Anna Paulla
Publicado em: quinta, 19 de dezembro de 2019
Junte-se aos empreendedores da região
Receba todas as notícias em primeira mão!
tags relacionadas
Nenhuma tag
quem viu este artigo também viu ...
apoiadores

Junte-se aos empreendedores da região
Receba todas as notícias em primeira mão!